Murais e Literatura

Projeto em curso. | English version

Projeto desenvolvido no âmbito do grupo de investigação “Mediação Digital e Materialidades da Literatura”, do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

Trata-se de um trabalho criativo colaborativo para a produção de literatura infantil em ambiente digital. Pretende-se criar três textos literários baseados nos murais do pintor Costa Pinheiro (1932-2015), especificamente aqueles que se encontram no Jardim de Infância da ANIP, nas instalações da Maternidade Dr. Bissaya Barreto, Coimbra (1958). Clique aqui para ver.

As imagens dos murais serão animadas para criar três diferentes tipos de textos literários digitais, articulando-se a três níveis de leitura, em função de três faixas etárias diferentes. Tratando-se de um trabalho colaborativo, constituiu-se uma equipe de seis elementos, com competências diferenciadas, com o objetivo de criar o projeto gráfico, a programação da interface e estrutura de funcionamento, compor os três textos e preparar a sua didatização.

Coordenação: Ana Maria Machado
Membros: Ana Sofia Albuquerque e Aguilar, Júlia Zuza, Luís Lucas Pereira (DEI – Universidade de Coimbra), Thales Estefani. Consultoria: Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa).

É possível conhecer mais sobre o projeto pela página do Centro de Literatura Portuguesa ou através da publicação na revista “Leitura: Teoria e Prática”. O projeto também foi apresentado em uma comunicação na “ELO2019: Electronic Literature Organization Conference”.